Pelo Mundo

15 maneiras de gerar ideias (o lado excêntrico em como criá-las)

Junte-se a nós, amantes de boas histórias.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Sabe aquela música dos Beatles que você tanto ama? Ou aquela marca de carros esportivos que fazem os olhos pararem para apreciá-lo? Até aquele quadro de um pintor Espanhol famoso que faz qualquer pessoa admirar por algum tempo? Sabe o que todas essas perguntas têm em comum? Cada música, cada Lamborghini, cada obra do Picasso vieram de uma ideia.

As ideias estão aí, indo e vindo dentro de nossas cabeças por um sistema que não entendemos como funciona. O mais difícil das ideias é saber como gerá-las e saber como aproveitar cada pensamento que resolveu caminhar por nossa cabeça.

Acredito que há milhares de maneiras de gerar ideias, mas que tal trilharmos um caminho nada convencional? Tenho 15 maneiras excêntricas para gerar ideias e gostaria de compartilhar com vocês. Sim, já testei todas elas em algum momento da minha vida.


#1 Saia para correr

Está bem, esse e nem a segunda maneira são tão excêntricas para ajudar na geração de ideias, entretanto, preciso mantê-las na lista por questões particulares. Correr, além de ser um excelente exercício físico, é uma maneira de gerar ideias. Por experiência própria, quando estou correndo consigo focar naquele momento e tudo que se passa na minha cabeça.

Sinto que os meus pensamentos começam a ser mais nobres e seletivos, e as ideias tendem a ficarem mais claras. Talvez isso aconteça apenas comigo, porém, vale a pena o esforço. Se você trabalha com criação e está com bloqueio criativo, tente sair de casa para uma corrida de meia hora. Sinta a adrenalina e as idéias aparecerem.


#2 Observe ao seu redor

Tire um momento agora, independente do lugar em que estiver, e repare no ambiente. Veja as pessoas trabalhando, correndo, dançando, aprecie a arquitetura ao seu redor e as cores que seus olhos veem. Tudo é motivo de geração de ideias. No momento estou no Google Campus em São Paulo e me deparo com uma frase na parede “for those who never stop starting” (para aqueles que nunca param de começar).

Essa frase pode virar um texto, mas ela não apareceu do nada e sem nenhum propósito. Utilize tudo que está ao seu redor. Acredito que inspiração pode vir como um raio para nós, mas isso apenas acontece com uma frequência muito baixa. A verdadeira inspiração está ao seu redor.

Um exercício diário que faço é observar o que está acontecendo nos lugares em que passo. Como estou em São Paulo, a quantidade de informação que vejo nas ruas é sem limite, busco filtrar tudo aquilo que posso usar como material no futuro. Insira esse hábito de observar o ambiente e sinta a diferença.


#3 Ouça música clássica

Acredito que música clássica ajuda em qualquer trabalho que exija concentração. Quando preciso escrever eu coloco música clássica ou qualquer playlist no Spotify que contenha músicas do tipo. Da mesma maneira que correr ajuda você a se concentrar naquele momento, ouvir música clássica te ajuda a fazer a mesma coisa, mas sem a necessidade em suar a camisa.

A vantagem em trabalhar ouvindo música clássica está em gerar ideias prontinhas para serem usadas, como se fosse uma fábrica e os produtos (a ideia no caso) estivesse pronto para o cliente usar. Caso você não conheça nenhum playlist no Spotify, indico Intense Studying para te guiar.


#4 Vá pescar

Isso não passa pela sua cabeça. Essa atividade meio monótona, meio intensa, pode ajudar você na criação de boas ideias, além de trazer paz. Acredito que pescar e outras atividades que te fazem relaxar e apenas esperar pela ação são excelentes para essa finalidade.

Não consigo lembrar de outra atividade que possa ajudar da mesma maneira que pescar, talvez meditação seja parecido, mas meditar está longe de ser excêntrica, não?

Essa experiência já tive, mas há muito tempo atrás. Não é nada que faço com frequência e muito menos tenho o maior prazer do mundo em pescar, mas sei que gerar ideias em uma atividade que não tem muita ação ajuda, se não é na pesca, encontre algo que aquiete sua mente.

“A idéia que não é perigosa, não merece ser chamada de idéia.” – Oscar Wilde


#5 Compre uma tela e pinte um quadro

Pode ser um pedaço de papel e algumas canetinhas coloridas, mas pinte alguma coisa. Acredito que uma atividade que você nunca tenha feito antes e que necessite de um grau de criatividade para exercer só traz benefícios.

Estamos rodeados por obras de arte, mas nunca paramos para pensar em como são feitas. Não que você vá ser o próximo Picasso, mas pintar algo aleatório vai te trazer altas doses de diversão e concentração, fora uma chuva de gerar ideias.


#6 Brinque com crianças

Brincar com criança, além de divertido, vai ativar memórias que você tem da sua infância. Acredito que isso seja o ápice da criatividade, pois entramos em um estado de nostalgia que vai te fazer lembrar daqueles momentos mágicos que não voltam mais.

O mix de nostalgia e presente vai bagunçar a sua cabeça de uma forma boa. Se rodear de crianças enquanto elas se divertem vai trazer seu espírito de inocência de volta. Talvez seja agora que aquela música que você sempre quis escrever ou aquele projeto social que você sempre teve vontade de se envolver, saia do papel.

Se possível leia o livro O Pequeno Príncipe, escrito pelo autor francês, Antoine de Saint-Exupéry, para ver a reação das crianças e a sua. A leitura desse livro muda completamente conforme crescemos, talvez te ajuda a gerar ideias essa mundaça de panorama.MM


#7 Compre um Super Nintendo para jogar Mário

Eu não cheguei a comprar o console, mas fiz o download no meu PC do joguinho uma vez. Que sensação estranha foi aquela! Da mesma maneira que brincar com crianças te faz recordar da infância, jogar Mario, pelo menos para mim, era o momento que eu ficava mais tranquilo e ficava pensando na vida.

Fiz isso uma vez na universidade para manter minha cabeça afastada daquela movimentação e pensar um pouco. Eu estava organizando as ideias para o trabalho final na faculdade e consegui, naquele momento de uma hora jogando, pensar no projeto final. Foi assim que nasceu a ArtGroove, marca de produtos com teor artístico, idealizado por mim e mais três amigos.


#8 Faça campeonato de avião de papel com seus irmãos

A arte em fazer avião de papel é tão incrível, que a Red Bull tem o próprio evento para isso. Não precisamos ir muito longe, basta pegar seus irmãos ou amigos, e montar um mini campeonato. Quando você faz um aviãozinho só por diversão é uma coisa, entretanto, no momento que isso fica sério, as engenhocas aparecem.

Tem sempre um que inventa moda no avião e corta as pontas das asas, dobra a base, dobra a asa e as ideias só param quando há um vencedor. Uma atividade simples que gera muitas ideias em pouco tempo. Vai saber se naquela roda há engenheiros e eles tiram ideias para um projeto futuro? Eles vão agradecer os aviões de papel.

“Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela.” – Albert Einstein


#9 Ajude a sua mãe a pentear o cabelo de manhã

Soa ridículo, parece ridículo, mas não é! Um dia estava com ela e peguei o pente depois que ela tinha acabado de acordar, penteei a minha querida mãe e ficamos conversando, ela me deu a ideia de escrever sobre as pessoas com mais de 60 anos, que estão mais que preparadas para continuar trabalhando.

Por ela passar por esse momento, acredito que tenho uma fonte incrível de experiência e exemplo de como alguém com 60 anos pode ser um ativo para uma empresa.

Obrigado, mãe! Te amo.


#10 Tome água em uma taça de vinho

Porque não inverter as coisas do seu modo clássico? Tomar água em copo de vinho, mudar a rota para o trabalho todos os dias, comer feijão por baixo do arroz (há controvérsias sobre isso), fazer a volta ao contrário no parque que você costuma correr.

Tudo isso gera pequenas mudanças na hora de pensar e resolver algum problema. Não que beber água em copo de vinho vai te salvar, mas vai ajudar na maneira como você vê as coisas. As soluções para problemas existem e basta você pensar de forma diferente ou até mesmo estranha para conseguir se mover.

Mude a maneira que você vê o mundo, uma taça pode ter mais utilidades que você possa imaginar.


#11 Assista os filmes da Pixar

Se você pegar para assistir com outros olhos filmes como Toy Story e Vida de Insetos, por exemplo, sua concepção de arte vai se distorcer um pouco. É sensacional o trabalho que o estúdio faz para criar esses desenhos, o roteiro, os personagens, o cenário, as cores, tudo orna para que saia uma obra-prima.

Pense como você pode trazer ideias da maneira que eles fazem os filmes para o seu dia a dia. Vale a pena ler o livro Criatividade S.A, escrito por Ed Catmull, presidente e idealizador da Pixar. Ele conta os processos de fazer um filme de qualidade.


#12 Escreva uma carta para uma personalidade que você admira

Fiz isso duas vezes, uma para o Barack Obama e outra para o Leonardo Da Vinci. Enviar uma carta para o Da Vinci fica difícil, mas depois que terminei de ler sua biografia, tive vontade de escrever para ele sobre o mundo atual em que vivemos.

Sabe aquelas pessoas que você daria um ano da sua vida só para sentar e conversar sobre a vida e qualquer coisa que dê na telha? Como não posso sentar com eles, quem sabe o Barack Obama algum dia, escrevi cartas contendo tudo o que tinha vontade de falar.

A ideia soa estranha, mas isso me trouxe a percepção de proximidade com eles, sem nenhuma restrição de diferença entre mim e você, que está lendo esse texto agora.

“Todo o conhecimento humano começou com intuições, passou daí aos conceitos e terminou com ideias.” – Immanuel Kant


#13 Compre um globo terrestre e fique observando os países

Essa é uma maneira muito boa de viajar sem sair de casa. Além de conhecer bem onde os países se situam e quais são suas capitais, você vai se imaginar neles. O poder da nossa imaginação é muito forte e ficar sonhando acordado sobre os lugares que você gostaria de ir é uma sensação interessante.

Tudo começa com a ideia e a percepção que você tem de conhecer um lugar. Foi assim que aconteceu comigo quando fui para a Espanha por três meses. Tudo que eu sabia sobre o país e onde as principais cidades ficavam estavam lá, foi incrível! Fora que a experiência de estar onde você sempre se imaginou desperta emoções muito forte.

Antes de embarcar no avião, tudo começou com uma ideia. A ideia de estar naquele lugar, ouvindo música flamenca, comendo paella e com pessoas maravilhosas que apenas o destino vai te apresentar.


#14 Se pergunte coisas diariamente, que você nem imagina ser a resposta

Isso já virou rotina para mim. Todo lugar que vejo algo diferente eu me pergunto como que tal coisa é possível. Quer alguns exemplos?

-Como que faz para pintar um quadro como a Última Ceia, feita por Leonardo Da Vinci?

-Como deve ser nadar na Fossa das Marianas, lugar mais profundo do oceano?

-O que se passou na cabeça de Tolkien, escritor de livros como O Senhor dos Anéis e O Hobbit, na hora de criar as histórias?

-Como os cientistas sabem que aquela imagem do buraco negro é realmente o buraco negro?

Tem tanta coisa estranha no mundo a ser questionada que isso nos leva a crer em ideias malucas. O mundo é cheio de artimanhas e ideias incríveis. Sempre se pergunte, mesmo não sabendo a resposta.


#15 Abra o Duolingo e faça três lições do idioma mais exótico que você encontrar

Infelizmente os idiomas mais inusitados vão estar do inglês para o… Swahili… o Navajo… o High Valyrian (Game of Thrones)… o Latim… e por aí vai. Há outros tão exóticos quanto estes, mas a experiência é bem diferente.

Saber algumas palavras num idioma diferente vai fazer sua cabeça a pensar de uma maneira um pouco exótica também. Não é todo dia que alguém te saúda pela manhã com um “Habari za asubuhi”, bom dia em Swahili. Abra sua mente para novos idiomas, escrevi sobre 10 motivos para aprender inglês, que pode servir de inspiração para aprender outros na sequência.

Essas 15 maneiras excêntricas para gerar ideias não precisa ser levada literalmente, você vai encontrar as suas, que vão ser tão diferentes quanto essa lista. Espero que as ideias nunca morram em sua cabeça, deixe-as fluir.


[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 Replies to “15 maneiras de gerar ideias (o lado excêntrico em como criá-las)”

7 Motivos para Você Começa seu Hábito de Leitura Ainda Hoje

[…] cair na opinião do que é bom e o que é ruim, leia o que te faz bem), leia notícias, saiba ligar idéias de livros que você leu, com o que está acontecendo no […]

Como Cozinhar me Mantém Criativo? | O Fantástico Mundo de Pedro

[…] cozinhar para um batalhão de gente, precisei buscar criatividade em lugares que nem sabia que existiam, pois meu orçamento era BEM limitado. Recebi muitos elogios […]

Overthinking: A Arte em Estagnar a Própria Vida | O Fantástico Mundo de Pedro

[…] conseguir aproveitar 0,01% desses 70.000 pensamentos que se passam pela sua cabeça, você terá 7 ideias que podem se tornar grandes projetos. Todo empreendimento ou aventura sempre começa com uma ideia, […]