Pelo Mundo

Quem tem inglês vai à Roma (10 motivos imperdíveis que vão fazer você aprender inglês neste exato momento)

Junte-se a nós, amantes de boas histórias.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A expressão “quem tem boca vai à Roma” é a mais pura verdade, não discordo de cada uma das seis palavras, independente do idioma que você fala hoje. Se você puder facilitar essa ida à Roma, tenho certeza que você manteria fácil, mas como? Quem tem inglês vai à Roma. Ainda vai existir algumas dificuldades no caminho, porém, barreira linguística não será uma delas quando você aprender inglês.

Você, eu e o mundo inteiro estão cansados de saber da importância em falar inglês como segundo idioma. É a habilidade que vai ser útil em todos os momentos da sua vida, desde acadêmica até profissional, e também se mistura com a pessoal. Calma, não se desespere que nunca é tarde para começar aprender. Temos uma grande vantagem sobre os falantes de inglês nativos: somos obrigados a aprender o idioma como segunda língua, enquanto eles aprendem como primeira. 

Você deve estar se perguntando qual a vantagem disso. Bom, há duas:

  • Assim que aprendemos o inglês vamos ter, pelo menos, dois idiomas na lista do que falamos;
  • Logo depois que você aprende um idioma o terceiro, quarto, quinto fica bem mais fácil. Quanto mais idioma você sabe, mais portas abertas para o mundo você terá. Isso não se aplica apenas para a esfera profissional.

Aprender o inglês só vai ter o que agregar na sua jornada pessoal, profissional e empreendedora. Listei 10 motivos que você deveria considerar e já ter começado a aprender o idioma global ontem.

#1 O mundo fala inglês

Você pode até viver com o pensamento que cada país fala seu idioma e a nossa necessidade de comunicação com outras nações são pequenas. Erro seu ao pensar nisso. Essa crença limitante vai te manter paralisado onde sempre esteve, na sua bolha com pinceladas de zona de conforto.

Países nórdicos, Holanda e Israel são nações que entenderam a importância do inglês e misturam junto aos seus idiomas locais. Ademais, os países sabem que é de suma importância preservar o idioma local, pois é parte da sua cultura, entretanto, reconhecem que com o inglês a direção que o país se dirige é o futuro. 

Mantenha a suas origens e não esqueça o seu idioma materno, porém, saiba que dominar o inglês é estar dois passos à frente.

#2 Mercado de trabalho

O mercado de trabalho está de olho nas suas habilidades, ele vai te testar de toda maneira se você está apto ou não para a posição. A quantidade de candidatos é muito alta para aquela vaga de trabalho que você almeja, todo detalhe faz a diferença, inclusive seu domínio da língua inglesa. Saber o idioma dos negócios globais é obrigatório, já passou da época que as companhias escreviam em suas cartas de vagas disponíveis sobre o diferencial que o inglês é.

Há empresas que usam raramente o inglês, só que exigem que você o tenha. Você pode acreditar que é injusto ou não, ou, se adapte ao mercado. Quer saber outro motivo que você deve falar inglês? Os melhores cursos e certificados mais importantes estão em inglês. Caso você seja freelancer, com o inglês você consegue captar clientes de qualquer nacionalidade, bastam os dois terem em comum o idioma.

Ser nômade digital pode ser uma opção interessante para criar o próprio trabalho e conseguir viajar pelo mundo. Basta você saber falar inglês e ser pago para fazer algum serviço ou vender produtos pela internet, que você já vai conseguir se adequar a essa realidade. Duas pessoas que merecem ser acompanhadas e que sempre estão disponibilizando dicas sobre nomadismo digital é o Matheus de Souza e o Eduardo Borges.

Busque se aprimorar

Uma plataforma incrível para aprender sobre o mercado de tecnologia é a Udacity. Seu fundador, Sebastian Thrun, que já trabalhou na Google na área de Inteligência Artificial, criou essa empresa com foco no ensino de tecnologia. Não vou me aprofundar muito sobre a empresa, mas o que estou querendo dizer é: se você não sabe inglês, você não vai entender nada. Eu já fiz curso lá e é incrível a metodologia deles, vale conferir.

A princípio, vá aprender inglês, não apenas para entrar nas melhores vagas de trabalho, mas para você descobrir conhecimento e se destacar nessas posições.

#3 Estimula o seu cérebro

O cérebro age como os seus bíceps, se você quiser ter braços grandes vai precisar treinar muito, e com o nosso cérebro é a mesma coisa (não que ele vá crescer, mas aumenta sua percepção sobre mundo). Aprender um idioma novo, qualquer que seja, vai te ajudar a fortalecer seu cérebro quando se trata de memória e na diminuição do risco de contrair alzheimer ou demência. 

Um estudo sobre perda de memória relatou que as pessoas que falam dois ou mais idiomas tem quatro vezes menos chance de sofrer problemas cognitivos, ou seja, aprender outras línguas vai te beneficiar a longo prazo quando falamos sobre saúde. Outro estudo foi feito sobre o atraso do alzheimer em pessoas que podem contrair a doença.

Os pesquisadores descobriram que pacientes com alzheimer desenvolvem a doença 4-5 anos depois que pessoas que não são bilíngues. Isso que estamos falando de pessoas que possuem o domínio de dois idiomas, imagine aqueles que conseguem se comunicar em três, quatro, cinco línguas diferentes. O cérebro vira uma máquina.

A princípio, o maior medo do Bill Gates não é morrer, mas perder sua função cerebral. Se você compartilha com a mesma opinião que Gates, está mais que na hora você cuidar do que é seu. Comece do básico, vá aprender inglês.

#4 Você vai fazer amigos de diferentes países

Experiência própria sobre quem nunca saiu do país até os 26 anos e poucas vezes utilizou o inglês para falar com um “gringo”, você vai fazer amizades nesse mundão da mesma maneira que fiz. Saber inglês vai te abrir portas incríveis e umas delas é sobre amizade. As pessoas que mais admiro foram as que conheci na estrada, gente com histórias de vida totalmente diferente da minha e visão de mundo fora do comum.

A primeira vista foi difícil colocar meu cérebro para manter fluência no inglês, só depois que soltei o freio ficou em modo automático. Acredito que dentre os motivos para aprender inglês, listo esse como o mais nobre de todos. Conhecer gente que não tem o mesmo background que você é enriquecedor. 

Caso você ainda não saiu do país, não se desespere, sua hora vai chegar, e quando aparecer o momento certo você estará preparado. Se eu te desse um único motivo para aprender inglês, esse seria ele. As amizades que você fará vai compensar os momentos que você passou estudando nos feriados e finais de semana. Só vai!

#5 Falar inglês vai te dar mais segurança na hora de viajar para o exterior

Se você não fala inglês, não tem nenhum segredo em viajar ao exterior, sempre vai ter gente disposta para ajudar ou existirá algum pacote de viagem fechado com aquele guia tupiniquim que não te abandonará quando você precisar. 

Se você está pensando em se aventurar por aí sozinho, falar inglês vai ajudar muito. Vou listar algumas situações que acontecem em viagens que vai deixar você um pouco aflito(a):

  • Controle de imigração em qualquer país que não fale português, eles perguntam e esperam uma resposta em inglês. Isso assusta;
  • Pedir informação sobre transporte público, caso você pretenda andar de metrô. Todas as placas estão no idioma local e inglês;
  • Pedir táxi ou Uber, pior parte para quem não fala inglês, como você vai confiar naquela pessoa se tu não entendes ela;
  • Pedir comida indiana em restaurante e acabar pedindo a pimenta mais forte do local,
  • Precisar utilizar o serviço médico do país visitado e saber zero inglês. Se machucar na Alemanha é fácil, quero ver você precisar de um médico na Indonésia.

Concluindo, se sua ideia é explorar esse vasto mundão sozinho, ir com o inglês na ponta da língua vai te trazer segurança na sua jornada e será muito mais fácil quando você se deparar com situações que exigem a comunicação para ser resolvida.

#6 Uma vez que você sabe inglês, o próximo idioma vai ser ainda mais fácil de aprender

Saber o português e o inglês já é incrível, depois que você perceber como sua vida vai mudar após aprender um idioma, imagine o que pode acontecer quando você colocar o espanhol, italiano, francês ou até mesmo alemão no seu repertório? Uma ascensão enorme! Nativos de cada país valorizam muito um estrangeiro que fala seu idioma.

A coisa mais legal é encontrar gente que fala português, mas que não possui nenhuma raiz com o Brasil ou Portugal. Já encontrei várias dessas pessoas e foi “uau”. Nosso idioma é bem famoso entre as pessoas, pois acham lindo a pronúncia. Gosto do espanhol e aprendi. A boa notícia da língua espanhola: para luso-falante é muito fácil de aprender. Basta um pouco de vontade e dedicação. 

Meu próximo idioma será o italiano por motivo familiar. Minhas raízes vieram da Itália, como boa parte dos brasileiros, e também acho incrível a maneira como falam e gesticulam com as mãos.

E qual será o seu próximo idioma?

#7 Aprender inglês é mais fácil que português

Se você ainda está no processo em aprender inglês, pode parecer que falo asneira, mas espere para começar a entender a regra e a lógica dele. Não tem nenhum segredo! É incrível como tudo é resumido e fácil na hora de escrever, ler e falar. No português temos artigos definidos para indicar o gênero e o número dos substantivos (a, as, o, os). Sabemos a regra porque convivemos com o nosso idioma materno desde quando nos entendemos por gente.

Para nós a palavra “a água” sai automático, mas para um estrangeiro não fica óbvio isso, ele não entende o motivo da palavra água não acompanhar o “o”. Uma curiosidade, no espanhol a palavra água, é “el agua”, e utiliza artigo masculino antes. Voltando ao inglês, não há artigo definido para indicar o gênero e número do substantivo, tudo se resume a “the”. 

The car, the boy, the girl, the dog, the Facebook, tudo se resume a “the”.

Essa é apenas uma das muitas regras que facilitam o aprendizado do idioma. Eu não cheguei a entrar na esfera dos verbos. Você vai ficar espantado o quão simples é.

Por você falar português com milhares de regras, o inglês é sem delongas. O mais difícil você aprendeu, agora partiu simplificar sua vida e aprender inglês.

#8 Você vai ter acesso a materiais que só são lançados em inglês

Pense em um assunto que você gostaria de aprender ou se aperfeiçoar. Vamos supor que você tem interesse em criação de graphic novels, histórias produzidas em quadrinho. Como você tem interesse nessa arte e gostaria de aprender mais sobre, qual seria a melhor fonte de conhecimento? Livros, vídeos e cursos com os mais diversos assuntos sobre o tema, porém, pode ter certeza que os melhores materiais estão em inglês. Ler Maus, Watchmen e Sandman no idioma original é uma experiência única.

Alguns anos atrás me interessei por poker. A maneira mais eficiente para eu entender o que estava fazendo era ler sobre o assunto, mas grande parte dos livros não estavam traduzidos ao português. Apenas havia uns cinco títulos bons sobre o assunto, o restante era tudo em inglês. Sem o inglês eu não teria acesso a muitas informações valiosas.

Tem um cara que gosto bastante que se chama Tim Ferriss, ele escreveu diversos livros como “Trabalhe 4 Horas por Semana”, e é uma personalidade entre os nômades digitais do mundo inteiro. Ele possui um podcast incrível, onde convida diversas personalidades para falar sobre diversos assuntos, desde modelos da Victoria Secrets até cientistas que estão em busca da cura de alguma doença. O leque dele é muito variado, mas não há tradução para o português. Saber inglês é primordial para entender o que se passa no podcast

Tudo é publicado em inglês, tudo! Livros estrangeiros são publicados em inglês primeiro, e se você quiser ler em primeira mão aquele romance que ainda não foi traduzido para o português, trate de aprender inglês o mais rápido possível.

#9 Você pode encontrar o amor da sua vida e talvez ele(a) não fale português

Dizem que não há barreiras para o amor, há controvérsias, namorar a distância é mais fácil que se relacionar com alguém que não fala o seu idioma. No caso, acredito que isso seja impossível. Conheço vários casais de nacionalidades diferentes que não tem nenhum problema no relacionamento, quando se trata da falta de comunicação por causa do idioma. Brasileiros que namoram franceses, israelenses e indianos existem, mas há um elo que une as duas partes, além do amor, que é o inglês. 

Mesmo que você não queira encontrar nada sério, muito provável você instalou o Tinder, aplicativo de relacionamento, para ver como são as pessoas de um determinado país. Se der match melhor ainda! Além de conhecer alguém novo(a), você pode praticar o inglês com essa pessoa.

Uma vez ouvi a expressão “dicionário de cama” , que é basicamente se relacionar com uma pessoa e, ao mesmo tempo, aperfeiçoar seu idioma. Essa é uma excelente ideia para pessoas que querem conhecer alguém no exterior. Funciona. Tudo começa como algo casual até que se transforme em algo mais sério ou não, o importante é o respeito, antes que alguém julgue que estou incentivando a falta de caráter. No way!

#10 É muito legal!

É muito bom falar inglês! Gosto da maneira que soa quando assisto séries de televisão e os personagens sacam aquele sotaque inglês de Brighton ou Manchester, quando filmes se passam em Nova York e os atores desenrolam um diálogo incrível que só em inglês faz sentido. Quentin Tarantino que o diga, ele sabe como construir diálogos longos e cativantes, vale conferir Bastardos Inglórios e Pulp Fiction para saber sobre o que estou falando.

Aprender pode parecer chato, mas o universo por trás do idioma inglês é imenso. Tudo ficará legal quando você perceber que milhares de portas vão se abrir para você, quando você entrar numa roda com todo um mix de nacionalidades e conseguir entender todo mundo e saber se comunicar com todos, independente do sotaque de cada um.

É muito legal e recompensador aprender inglês. Não deixe para ontem, quero ver você falando e entendendo inglês como ninguém. Procure se expressar o máximo possível, sem se preocupar em falar perfeitamente, saiba que no começo é frustrante não entender nada e ninguém, mesmo que seu esforço seja grande. Dê tempo para sua cabeça assimilar toda a percepção do aprendizado.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

One Reply to “Quem tem inglês vai à Roma (10 motivos imperdíveis que vão fazer você aprender inglês neste exato momento)”

Talento, E Se Eu Não Tiver Nenhum? | O Fantástico Mundo de Pedro

[…] assim que aprendi inglês. Não tinha talento para idiomas, mas depois de persistir e insistir, hoje eu domino três! O mais […]