Pelo Mundo

Overthinking: a arte em estagnar a própria vida

Junte-se a nós, amantes de boas histórias.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Vou te apresentar um dado curioso sobre os nossos pensamentos, no caso o excesso deles, conhecido como overthinking. De acordo com a University of Southern California, o ser humano pensa entre 50.000 e 70.000 vezes por dia. Imagine o tanto de coisa que você nutre nessa sua cabeça? Os pensamentos flutuam entre problemas rotineiros, obrigações do dia a dia, arrependimentos, reflexões sobre passado e futuro, e a lista não tem fim.

Vou utilizar a expressão em inglês durante o texto, pois acredito que se encaixa melhor do que traduzir para “pensar demais” ou “excesso de pensamentos”. Overthinking cai muito melhor para agora, nesse momento em que você lê esse texto, mas que está com a cabeça em outro lugar, portanto, foco!

Pare de “overthinking” com pensamentos indesejados

Sinto isso em mim, mas a facilidade que nosso pensamento consegue nos levar para o lado negativo das coisas é incrível. Parece que temos a habilidade em ter pensamento negativo já de nascença, mas já parou para refletir que a energia gasta em pensar negativa e positivamente é a mesma?

É claro que não existe uma pessoa nesse mundo que consiga ser 100% positiva, e se existir vou ficar bem espantado, acredito que isso seria bem estranho.

Não deixe, ou tente deixar o menos possível, que pensamentos indesejados guie sua vida. Overthinking já não ajuda em nada e manter pensamentos destrutivos em sua cabeça só vai te estagnar para a vida. Inclusive muitas coisas que se passam pela sua cabeça não agrega em nada para você, como, por exemplo, ficar pensando se você vai receber aquela promoção tão desejada na empresa em que trabalha.

Seguinte, não adianta pensar sobre decisões que não estão em suas mãos. Você fez um trabalho invejável que foi visto com bons olhos pelo seu superior? Excelente, sua parte foi feita e só esperar colher os frutos.

Pensar sobre isso no seu dia a dia excessivamente não vai te trazer nenhum benefício, muito menos a sua promoção. Relaxe, sente, vá ler um livro para manter a cabeça em paz e continue fazendo o seu bom trabalho.

Excesso de informação consumida diariamente

Amo tecnologia e não conseguiria ficar mais de 10 dias sem contato com pelo menos um bichinho virtual. Entretanto, a maneira em que as pessoas e empresas utilizam a tecnologia para disseminar informação e propagandas são tremendas. São milhões de artigos e conteúdos publicados a cada dia pela internet dos mais variados assuntos.

Se a sua gama de atividades e hobbies for extensa tenho medo da sua timeline no Facebook e no Instagram, deve ter coisa que não para mais. Eu me contenho em ler no máximo cinco textos por dia na internet, mas já me peguei burlando essa regra, li cinco, mas entrei em mais dez.

O incrível é quando você para e pensa sobre essas informações que você consumiu, tente se lembrar dos últimos cinco conteúdos que você viu, pode ser foto, texto ou vídeo. Muito provável que você nem vai conseguir recordar dessas informações. Na próxima vez que você ver o vídeo de um gatinho jogando bola com um pinguim no meio das calotas polares, pense se isso vai te agregar.

Esse overthinking de informação culmina em quilos e quilos de pensamentos diários, que muitas vezes são considerados inúteis. Empresas utilizam a propagando para disseminar produtos que fazem você ter desejo por eles e, possivelmente, você não tem o menor interesse em consumir tal coisa, mas aquilo fica na sua cabeça.

Talvez você leve essa informação para casa e pense mais um pouco e discuta com seus familiares sobre a possibilidade de comprar tal produto.

Algumas dicas em como frear a arte do overthinking

Quem tem o hábito de consumir bebida alcoólica moderadamente e decide parar faz o que? Para. Assim acontece para quem decide emagrecer e para de comer muito e muda a sua dieta, mas qual a solução para parar o overthinking? Não existe uma alavanca imaginária que desliga todos os nossos pensamentos ou faz com que eles diminuam sua frequência.

Como já dizia o filósofo francês e matemático, Descartes, “Cogito, ergo sum”, que traduzido para o bom português fica, “Penso, logo existo”, frase que utilizou para comprovar a própria existência.

O filósofo francês concluiu que existimos através dos nossos pensamentos, mas deixou de lado a chuva de ideias que se passa em nossa cabeça. Acredito que pela falta de informação e estímulos, nosso amigo Descartes não passava por esse problema moderno. Sorte a dele.

Após ler um artigo do Darius Foroux no Medium, plataforma de publicação de textos, ele passa algumas dicas valiosas em como selecionar melhor os nossos pensamentos e frear o excesso deles:

  1. Aumente a sua consciência ao longo do dia. Veja se os seus pensamentos estão te guiando para os seus objetivos ou são meramente superficiais.
  2. Comece observando os seus pensamentos. Perceba o fluxo de ideias e que tipo estão passando pela sua cabeça, se atente aos pensamentos negativos e tudo que possa te jogar para baixo, isso vai te manter longe de más decisões.
  3. Limite os momentos em que você vai pensar. O que estamos tentando barrar são pensamentos constantes e excessivos, não a maneira em que pensamos. Reserve uns minutos do seu dia para se aprofundar no que se passa pela sua cabeça, entenda o motivo que eles estão te perseguindo.
  4. Aproveite a vida. Independente do que aconteceu no passado e o que vai acontecer no futuro, aproveite cada momento presente. Foco naquilo que está em suas mãos agora e não no que vai acontecer nos próximos 2 anos.

Viva o presente

Totalmente clichê essa frase, mas mesmo no clichê podemos extrair bons ensinamentos. A lógica é bem simples e a matemática segura, porque você pensaria no passado se aquilo jamais será mudado ou no futuro se ainda nem chegou? Se você conseguir cortar uma proporção de pensamentos que se passa na sua cabeça sobre o passado e futuro, tenho certeza que no meio daqueles 50.000 e 70.000, metade vai para a lixeira.

Agora tenho um desafio simples para você, mas que vai te levar para mais próximo aos seus objetivos. Se você conseguir aproveitar 0,01% desses 70.000 pensamentos que se passam pela sua cabeça, você terá 7 ideias que podem se tornar grandes projetos. Todo empreendimento ou aventura sempre começa com uma ideia, então garimpe os seus pensamentos e aperfeiçoe o que há de melhor neles.

Se você chegou até aqui com foco total, meus parabéns, você é um ser humano ímpar, eu mesmo me peguei várias vezes, enquanto escrevia esse texto, pensando em coisas desnecessárias. Esse artigo serve tanto para você quanto para mim. Vamos nos policiar e deixar esse overthinking de lado.


[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *