Livros

Por que você deveria começar o seu hábito de leitura ainda hoje? (eis alguns motivos não tão óbvios)

Junte-se a nós, amantes de boas histórias.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muito se fala em hábitos, e como eles podem fazer uma pessoa mudar o seu estilo de vida e alcançar longos voos. Temos hábitos para todas as situações possíveis, como hábitos alimentares, hábito de se exercitar, hábito de meditar, e por aí vai. Um hábito que faz parte da minha vida há alguns anos é o da leitura de livros (seja físico ou digital).

Se você der uma breve pesquisada no Google sobre os benefícios de ler diariamente, verá que os textos escritos abordam sempre a mesmas coisas: aumento de vocabulário, melhora a memória, diminui o estresse, relaxa, e por aí vai.

Mas por experiência própria, existem outros motivos não tão óbvios que fazem valer a pena colocar a leitura no seu dia-a-dia.

#1 Concentração

Ficar concentrado num livro por 30 minutos…uma hora…duas horas não é tarefa fácil. Tenho certeza que existem muitas distrações que estão a menos de um metro de distância — celular, notebook, cachorro, barulho de pernilongo, que irão fazer você se dispersar nem que seja por cinco segundos. Ler, na minha opinião, é o melhor exercício de concentração que existe, pois exige atenção no contexto do livro (ficção, negócios, autoajuda, etc.) e atenção nas palavras escritas.

Você alcançará um nível de atenção em certo momento que nem saberá o que está se passando ao seu redor. O telefone vai tocar do seu lado e você vai deixar por isso mesmo (ou pelo menos não vai querer atender naquela hora).

#2 A leitura traz sensação de estar em uma jornada

Livros têm começo, meio e fim. Vamos supor que você gostou muito do que está lendo e decidiu terminar o livro, então sua jornada vai até o fim com o autor e o conteúdo escrito. Sinta-se parte da jornada entre o livro e o escritor, perceba que você também participa da história e dos relatos — mesmo sendo expectador.

Isso é muito visível em livros de ficção, no qual existe uma história por traz do livro. Independente se é um livro curto (O Pequeno Príncipe) ou um calhamaço de folhas (O Conde de Monte Cristo), aproveite a jornada que o autor te proporcionou.

#3 Histórias lapidam sua empatia

A mais pura verdade! Ler envolve um misto de sensações que é impossível descrever de forma clara — angústia, medo, tensão, tristeza, alegria, etc. E não precisamos entrar apenas no mérito de histórias de fantasias como Game of Thrones e escritores clássicos como Ernest Hemingway e seus livros de ficção.

Eu adoro livros de negócios, e alguns que eu li envolvia a ascensão de empreendedores, e outros envolviam seus fracassos e perdas. Livros são feitos de humanos para humanos, e não é possível separar as emoções dos acontecimentos — a não ser que seja livros técnicos sobre informática, nesse caso é zero emoção.

Esteja em contato com histórias, nem que seja algo totalmente sem nexo, elas te colocarão em outro patamar quando se fala em “se colocar no lugar do outro”.

#4 Sensação de proximidade com o autor

Ano passado li o livro Criatividade S.A. do Ed Catmull, presidente da Pixar, isso mesmo, aquele estúdio que criou os filmes Toy Story e Procurando Nemo.

Desde o momento em que ele conta sobre o início da sua carreira, sua formação acadêmica, o dia em que conheceu Steve Jobs, até a criação e administração de uma das maiores empresas de animação do mundo, eu senti que era próximo dele (mesmo ele nem sabendo quem eu sou).

Foi um baita aprendizado ler o livro que ele escreveu, e muitas vezes eu sentia que estava ouvindo um mentor conversando comigo. Quando você for ler algo, sinta que aquele livro foi escrito para você naquele momento (não é à toa que você começou a lê-lo, a sua pessoa precisava dele). Tenho certeza que a leitura vai ser bem mais proveitosa com esse ponto de vista.

#5 Ter a capacidade de conversar sobre todo tipo de assunto

Após você ser conquistado pela leitura, sua capacidade de entrar em um assunto, mesmo não sendo de sua especialidade, será muito natural. Uma das características de quem resolve adotar os livros é a curiosidade, e ser curioso abre muitas portas.

Que tal aquela mesa de bar, que você conhece pessoas que tem interesse em física e ciências, e por coincidência você leu o Universo Numa Casca de Noz do Stephen Hawking, mas tudo o que você conhece sobre o assunto é bem raso e se limita a esse livro. Tenho certeza que na hora que você comentar que leu esse livro, as pessoas irão te olhar com outros olhos, mesmo que você nunca tenha trabalhado com isso. Portas se abriram para sua curiosidade chegar e conversar com as pessoas de modo mais profundo sobre física, buracos negros e teoria quântica. Nesse momento você acabou de fazer novos amigos.

É muito fácil fazer amizade com pessoas com o mesmo gosto literário que você.

#6 A leitura melhora sua atenção aos detalhes

Isso é o tipo de coisa que vai acontecer com você de modo espontâneo. Livros contam relatos e experiências e, nos seus momentos de concentração lendo alguma obra, você perceberá o quão detalhado ela é. Talvez a explicação do ambiente de uma história de ficção, talvez o relato de um CEO para a resolução de problemas, livros sempre terão detalhes e sua percepção deles vai vir de acordo com sua concentração e interesse. Quanto maior sua concentração e interesse pelo livro, melhor será seu nível de percepção nos detalhes.

Isso é algo que entrará no dia-a-dia de sua vida. No trabalho você perceberá o que se passa de forma mais detalhada, em suas férias para as Maldivas você aproveitará cada parte da viagem por conta dos detalhes e das pequenas coisas ao seu redor, e isso tudo graças ao hábito de leitura que tem desenvolvido sua atenção plena.

#7 Conseguirá manter uma conversa interessante

Chegamos naquele momento em que você saberá se comportar numa boa conversa e não deixará o assunto morrer. Ler deixa as pessoas mais dispostas a escutar a opinião dos outros (mesmo não concordando), e por isso a conversa consegue fluir para entender diversos pontos de vista, sem a necessidade de ser aquela guerra de opiniões “certo” e “errado”.

A parte mais legal de uma conversa é quando as pessoas conseguem ligar um assunto no outro e nunca deixam o silêncio reinar — quem nunca passou por situações, no qual o assunto morreu e o tédio apareceu?

Portanto, leia bons livros, leia livros ruins (isso é relativo, não se deixe cair na opinião do que é bom e o que é ruim, leia o que te faz bem), leia notícias, saiba ligar idéias de livros que você leu, com o que está acontecendo no mundo.

“Não há livro tão mau que não tenha algo de bom” — Miguel de Cervantes

Ler vai te tornar uma pessoa mais interessante, mas por hipótese alguma, não queira ser o sabe-tudo da roda…esse cara geralmente espanta as pessoas e não agrega em nada.

Qual a experiência de vocês com os livros? Esses motivos eu descobri pela minha breve jornada com a leitura, e tenho certeza que existem dezenas de outros que eu ainda não percebi, mas que gostaria de conhecer. Se você sabe de algo novo, relate para nós!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

4 Replies to “Por que você deveria começar o seu hábito de leitura ainda hoje? (eis alguns motivos não tão óbvios)”

Carta ao Barack Obama | O Fantástico Mundo de Pedro

[…] eu encontrasse você agora, eu perguntaria qual o livro que você me indicaria se você tivesse que escolher apenas um para ler durante a vida. Nós conhecemos uma pessoa pelo […]

5 Motivos que Ler Ficção Deveria Fazer Parte da Sua Vida

[…] negar, ler ficção faz um bem pra humanidade. Eis alguns dentre milhares de motivos para você começar a ler esse gênero […]

laudier

“trás”????

Pedro Dalmolin

Não tinha percebido esse erro! Muito obrigado por apontar!
Um abraço.