Livros

5 motivos que ler ficção deveria fazer parte da sua vida

Junte-se a nós, amantes de boas histórias.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Já parou para pensar em quão difícil é escrever um livro de ficção ou qualquer outro gênero, nem que ele tenha apenas 100 páginas? Se aquele escritor dedicou seu tempo e neurônios para escrever uma obra, significa que ele tem alguma coisa interessante para passar aos leitores. Você não precisa gostar de todos os tipo de livros. Eu não gosto, mas respeito.

Sei da importância de cada título no mundo em que vivemos. Uns amam Harry Potter, outros a biografia do Leonardo da Vinci. A diversidade está aí para isso! Mas uma coisa ninguém pode negar, ler ficção faz um bem pra humanidade. Eis alguns dentre milhares de motivos para você começar a ler esse gênero literário:

1. Aguça a sua percepção criativa

Quando estiver lendo um livro, o qual você não tenha assistido ao filme, comece a pensar e recriar as cenas em sua cabeça com o caminhar da leitura. Você estará transformando palavras em momentos, em situações reais. Sabe aquela passagem que diz “… enquanto eu caminhava pelo deserto, algum ruído começou a pular nos meus ouvidos. Cada segundo parecia que aumentava o barulho. Realmente. O barulho só crescia. Era uma frota de jeeps voando em minha direção. Não havia mais o que fazer. Apenas esperei sentado na areia pensando em minha família comemorando o último Natal que estive com eles em Cambridge.”

Muito provável que eu e você criamos essa cena de modos totalmente distintos. Minha criatividade é distinta da sua. Mas ambas são válidas. Tudo é válido quando se trata em ser criativo.

2. A ficção te torna alguém mais curioso

A cada capítulo que você termina de um livro, é o chamado para a continuação de outro. Todos já passaram por aquela situação em que o livro era tão bom que seria pecado ter que parar aquela hora. Isso é a porta da curiosidade batendo. Se isso acontece, significa mesmo que o livro te pegou de jeito.

Obras de ficção têm esse poder. As histórias por trás das palavras do escritor fazem com que nós, leitores, fiquemos presos a trama. A pior sensação é quando assistimos um seriado incrível, que é apenas lançado semanalmente. Imagine ler o Senhor dos Anéis, mas apenas um capítulo por semana? Para mim isso é muito maldoso.

3. Ensina a entender o lado do outro

Quando lemos pela o primeiro livro do Harry Potter, sentimos a dor daquele rapazinho que vivia sendo humilhado pelos seus tios. Ele morava debaixo da escada e só recebia presentes de segunda mão. Quem nunca sentiu empatia por ele naquele começo? Escritores sabem como construir personagens complexos que além de suas características físicas bem desenvolvidas, eles possuem emoções.

Ler e sentir essas emoções através de um livro te apresenta um modo de viver mais profundo, no qual você não é o centro das atenções. Tanto como personagens quanto pessoas possuem emoções e personalidades e entendê-las nos fazem ser mais humanos.

4. Ler histórias é viajar sem ao menos sair do sofá

Essa é uma dos motivos que descobri ao longo da minha jornada de leitor e que me faz manter esse ritmo recorrente de leitura. Eu não preciso sair do sofá para poder conhecer novos lugares. Eu só preciso ir até a livraria mais próxima e comprar um título em que a história ocorre em outro país. Quer um exemplo bacana? O livro do Poderoso Chefão, do Mario Puzo. Ele descreve toda a história do livro na cidade de Nova York pós Segunda Guerra Mundial. Além do autor trabalhar com personagens complexos e icônicos, como Vito Corleone, ele nos mostra o outro lado da cidade.

E isso ocorre com qualquer livro. Se você gostaria de aprender mais sobre um país, busque um livro de ficção que tenha aquele ambiente de plano de fundo. Em menos de 2 meses você consegue atravessar a Itália, Espanha, China, Tailândia e Colômbia, sem ao menos sair da sua cidade. Leia! Leia! Leia!

5. Ficção deixa a vida mais rica

O faz livros de ficção serem incríveis é a riqueza que ele nos trás a tona. Tente ler o Conde de Monte Cristo, escrito por Alexandre Dumas, sem ter um mix de sensações e sentimentos a cada página. Isso é meramente impossível. Ler especificamente esse tipo de livros te mostra diferentes modos de pensar e outras perspectivas sobre diversos assuntos.

Não vejo pontos negativos em ler ficção. O único ponto que deveríamos tomar cuidado seria quando nunca lemos ficção. Há pessoas que odeia ficção e acreditam ser uma perda de tempo, não acredito nessa afirmação. Gosto de mesclar tipos de livros entre ficção, biografias, negócios, ciências e ficção novamente. Apenas seja feliz e saiba o que te faz ser uma pessoa melhor.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 Replies to “5 motivos que ler ficção deveria fazer parte da sua vida”

A Ligação entre Panquecas e Disciplina | O Fantástico Mundo de Pedro

[…] Leia também5 motivos para ler ficção ainda hoje […]

O Hobbit: o livro que definiu o gênero de fantasia - Pedro Dalmolin

[…] você gostou da jornada épica de Bilbo Bolseiro no Hobbit, você pode querer conferir outros livros de ficção semelhantes que também oferecem aventuras épicas e mundos […]