Todos os seres humanos são acessíveis. Não há deuses na forma de homens que não possamos nos aproximar para conversar e questionar. Devemos esquecer de que antes de uma pessoa se tornar uma personalidade, ela ainda é “gente como a gente”. Os medos que te assombram, talvez seja os mesmos medos que assombram pessoas que você idolatra. O homem é feito de rotinas. Você sendo o presidente dos EUA ou um contador, a rotina está presente no dia a dia de todos. A série Cartas é minha aproximação com pessoas que eu gostaria de sentar num café. Ficar horas e horas ouvindo histórias, perguntando e questionando as escolhas que fizeram eles a serem quem são. O escolhido de hoje é ninguém menos que… Barack Obama!
“GRANDE BARACK OBAMA!
Eu não sou um cara totalmente politizado, todavia, me considero acima da média quando se fala em economia (política e economia andam de mão dadas, impossível falar de um sem mencionar o outro). Tenho enorme empatia pela sua pessoa e pela personalidade que se tornou para o século XXI. Não sou americano para saber sobre sua política interna, mas pelo que li e leio, sei que você busca igualdade entre as pessoas. Por ser o primeiro presidente negro da história americana, acredito que você sente uma responsabilidade por falar em igualdade entre negros e brancos, gays e héteros, homens e mulheres.
Como Gandhi, Mandela e outras personalidades que souberam se moldar para servir um propósito maior, o Barack Obama conseguiu entrar para esse grupo de pessoas que se engajaram para causas que vão além deles, e de você, mesmos. Eu fico imaginando como é estar na liderança de um país que tem em suas raízes um forte preconceito contra a cultura negra. As perseguições com os negros desde o fim da escravidão ainda assombram muitas pessoas nos EUA, houve muito sangue derramado para que você pudesse ser eleito presidente da maior potência global, e você sabe que isso é verdade — Martin Luther King que o diga. Mas uma coisa eu tenho certeza, você sabe das heranças históricas de seu país, por isso e outros motivos que considero você um ser humano fora de série, e sabe que pode fazer a diferença.
Existem aspectos que admiro muito em você, pela pessoa que se tornou para nossa sociedade. Um deles é: sempre te vejo sorrindo. Um homem que sabe sorrir no momento certo demonstra segurança para as pessoas que o cercam. Não sei da sua rotina no dia a dia, mas sempre vejo você sorrindo, quando há necessidade, para as pessoas que o assistem. Desde o empresário do Vale do Silício até os moradores de rua da cidade de Nova York. Você sempre demonstra bom humor em suas aparições.
A primeira vez que vi você cantando Sweet Home Chicago junto com o Buddy Guy na casa Branca, eu fiquei admirado. Você mandou muito bem quando pegou o microfone! Não conheço nenhum presidente que faria algo do tipo e você fez. Admirável! Esse tipo de bom humor que cativa as pessoas. Você não é apenas um figurão da política que participa das comemorações oficiais por obrigação. Você entra no clima como todos os músicos que estavam presentes no dia. Ganhou uma estrelinha de bom moço :), se o mundo tivesse outros Barack Obama, as coisas seriam mais alegres e justas.
Você é o exemplo de como tratar uma mulher. Sua admiração por Michelle demonstra que não é um título que faz ela ser uma primeira dama, e sim o jeito que você trata ela. Quanta elegância ao dirigir as palavras para sua esposa. E o olhar!? Nem se fale. Claro que todo casal tem seus momentos altos e baixos, pelo jeito vocês sabem como conduzir as coisas como ninguém. Espero encontrar alguém que me olhe do jeito que você olha a Michelle. O significado de família é bem forte para você e isso é algo valiosíssimo nos dias de hoje, onde nos deparamos mais e mais vezes com casos que corrompem esse elo. A televisão apela em muitos momentos, pelo menos aqui no Brasil a coisa é meio nonsense.
Eu daria um ano de vida meu para ter a oportunidade de conversar por uma hora com você. Seria o momento mais proveitoso que eu desejaria ter. Imagine a quantidade de aprendizado que eu teria nessa uma hora? Para você pode não ser grande coisa, mas para um cara como eu seria algo gigante! Ainda tenho 25 anos e você seus 56 anos, somos muito jovens, temos o mundo todo pela frente. Acredito que ainda posso ter a oportunidade de “trombar” com você qualquer dia desses.
Se eu encontrasse você agora, eu perguntaria qual o livro que você me indicaria se você tivesse que escolher apenas um para ler durante a vida. Nós conhecemos uma pessoa pelo jeito como ela trata o próximo, porém, conhecemos ainda quando descobrimos quais são suas raízes literárias.
Desejo para você mais 56 anos de vida, logo consigo mais tempo para te encontrar em algum lugar desse globo. Só temos que agradecer pela personalidade que faz o Obama way of life de ser. Se tem alguém que eu me espelho, esse alguém é você. O verdadeiro “homão da porra”, esse é um jeito de falarmos de alguém que se destaca em várias coisas. Existe o “homão da porra”, entretanto, ele não existiria se não houvesse os “mulherões da porra”.
Um grande abraço de seu amigo e eterno seguidor,
Pedro Dalmolin.”
Se quiser salvar esta crônica para ler de novo depois é só salvar a imagem abaixo no seu Pinterest! Aproveita e me segue por lá para ficar por dentro das minhas dicas e inspirações!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
[…] mesmos medos que assombram pessoas que você idolatra. O homem é feito de rotinas. Você sendo o presidente dos EUA ou um contador, a rotina está presente no dia a dia de todos. A série Cartas é minha […]
[…] Leia também:Carta ao Barack Obama […]