Sobre a Escrita

Qual o tamanho perfeito de um conto?

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Descobrir o tamanho de um conto pode ser complicado. Se você sair a procura de autores renomados e seus contos verá uma diversidade em limites. Categorizar um conto não é tarefa fácil. Escrever uma história de 1.000 palavras é considerada um conto? E seu eu resolver escrever uma microhistória de 300 palavras, posso? Claro, toda história é bem vinda!

Vamos dizer que um conto, assim como Edgar Allan Poe disse uma vez, é uma história para se ler de uma vez. Em uma sentada só. Gosto da maneira que ele pensa, mas escrever um pode ser mais complicado: se for muito longo, pode cansar o leitor e não chamar a atenção de ninguém; muito pequeno é considerado flash fiction.

A maneira mais assertiva de medir um conto é pelo número de palavras.

Gosto bastante de ler as matérias do John Matthew Fox. Um artigo escrito por ele chamou a minha atenção e me ajudou a iniciar minha jornada entre contos e crônicas. Já li histórias de menores do que 1.000 palavras e outras com quase 10.000 palavras, mas quando escrevemos nossa percepção muda. Temos que prestar atenção em cada detalhe.

Acredito que se o conto estiver em um ritmo bom, não importa o tamanho, mas a sua qualidade.

Vou mostrar a média de sete autores com os cinco contos mais conhecidos de cada, assim você pode ter uma noção de como começar a escrever. Depois de descobrir o tamanho ideal, saiba como escrever um conto.

Tamanho Médio de Conto de Sete Autores Renomados

Gabriel García Márquez não se aventura em contos muito compridos, mas ele sabe manter um ritmo mesmo quando se trata de uma história com 994 palavras.

“Um Dia Destes” pode ser uma história curta, se comparado com suas outras histórias, mas não deixa de estar entre as mais populares do escritor. Márquez é um exemplo ímpar de como manter uma boa história com poucas palavras. 

Quem sabe faz ao vivo e a cores. Não significa que uma história, longa ou curta, vai ser boa, mas Ray Bradbury sabe fazer isso com maestria. Particularmente adoro a história de “O Pequeno Assassino”, que podemos considerar um conto mais longo. 

Bradbury nos mostra que escritores devem vagar por diferentes estilos e tamanhos. Devemos testar cada história em formato diferente. O difícil em escrever um conto mais longo é saber o limite entre o excesso de informação e o que realmente importante. Quer aprender a escrever contos? Leia Bradbury.

Carver, assim como Bradbury, mistura suas histórias entre contos curtos e outros mais longos. Nenhum dos autores se estendem a contos mirabolantes e não se aventuram em flash fiction.

O “Papa Hemingway” lapida cada palavra para caber no conto. Ele não se limita a brincar com história de apenas um tamanho, o seu dom lhe permite navegar entre águas rasas e águas profundas sem perder a sutileza. Um carinho especial para o conto “As Neves do Kilimanjaro”, longo em palavras, mas essencial no conteúdo.

Alice Munro joga a complexidade de cada história e compacta em seus contos de 10.000 palavras. São considerados longo pela modalidade, entretanto são únicos em sua escrita. Seu menor conto é mais longo que muitas histórias renomadas. 

Mesmo suas histórias consideradas longas, ela consegue comprimir muita informação em um conto. A maior habilidade de um escritor é “arrancar” o excesso em seus textos, Munro faz isso em histórias compridas.

Flannery O’Connor se aventura por histórias mais longas que os demais escritores. Ela e Munro são as duas únicas mulheres da lista, e, na contagem das maiores médias, estão nas duas primeiras posições.

Ambas preferem se aprofundar mais nas histórias em suas escritas. As suas histórias são mais detalhadas, com personagens mais complexos e enredos mais desenvolvidos.

Outra escritora que gosto bastante é a nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. Ela escreveu um livro de doze contos, “No Seu Pescoço”. Cada conto, pelas minhas contas, tem em média 5.000 palavras. São histórias complexas entre a sociedade nigeriana que habita na Nigéria e os nigerianos que se mudam para os EUA.

As histórias das três autoras realmente são mais complexas, parabéns para as mulheres!

Poe não tem um livro de romance. O que ele escreveu em vida foram seus contos macabros. Suas histórias são, em média, mais curtas que a média entre os sete escritores. Apenas “A Queda da Casa de Usher” foge dos padrões do escritor.

Agora o resultado final entre os sete escritores…

Depois de uma breve conta rápida com os contos mais famosos de cada escritor, chegamos a uma veredicto:

5.100 palavras

Essa é a nossa média.

Ainda tem dúvidas qual o tamanho do conto. Pegue 5.000 como uma média, foi o que eu fiz enquanto escrevia o meu livro de contos.

Eu não sabia por onde começar e me baseei no livro da Chimamanda Ngozi Adichie. Seu livro foi a “fórmula” ideal para mim, mas uma coisa mudou na prática:

Escrevi um conto de 5.000 palavras, mas os demais fiz entre 6.000 e 7.500! Não foi planejado, apenas aconteceu. Senti que havia muito mais para escrever e não queria me limitar às 5.000 palavras estipuladas.

O que podemos aprender sobre o tamanho de um conto?

Autores renomados escrevem contos menores do que imaginamos.

Não precisamos entrar na estatística desta lista, basta ler alguns livros de contos e perceber que as histórias não ultrapassam tantas palavras. Haruki Murakami escreveu o livro de sete contos “Homens Sem Mulheres” e não há uma história curta. De acordo com o site Reading Lenght, o livro possui 63.510 palavras, ou seja:

63.510 dividido igualmente em sete histórias fica, aproximadamente, 9.072 palavras cada. Esse valor é apenas uma média, mas esse livro é uma exceção.

Não há tamanho exato para conto.

Não há um tamanho ideal para escrever um conto. Você vai encontrar no mercado coletâneas de contos de todos os tamanhos. Quando sentar para escrever uma história não fique com isso na cabeça, escreva o que deve ser jogado na folha e depois, na revisão, faça os cortes ou as adições necessárias.

Vimos que podemos escrever obras-prima com poucas palavras igual ao Gabriel García Márquez, ou aprofundamos como Alice Munro. Os dois são excelentes no que fazem.

Faça a sua história flutuar entre as palavras.

Algumas histórias ficam melhores grandes do que pequenas. Um conto pode se tornar um romance, um romance pode ajudar na criação de um conto. O importante é manter um ritmo de escrita.

A história é sua, esqueça as regras de criação e faça o que você precisa fazer. Escreva sem hesitar.

Se você quiser conhecer as flash fictions, não desanime.

Adoro escrever flash fiction, mas deixo elas no meu Instagram. Como cabe em um stories, mantenho alguns por lá. Tudo é treinamento, escrever um conto curto ajuda na escrita de um conto longo, que ajuda na escrita de um romance, que vai ajudar você a escrever um livro de memórias.

No meu site pessoal gosto de manter histórias mais curtas, minha média fica igual do Gabriel García Márquez. A internet, acredito eu, não é um lugar para histórias longas. Deixa seus contos mais compridos e romances para serem publicados em livros. Sua arte merece ser publicada e vendida, deixe algumas para serem lidas em seu site ou Medium.

Lembre-se, o que mais importa é escrever. Os detalhes sobre tamanho de um conto é interessante saber como curiosidade e um pequeno guia se é a sua primeira vez escrevendo.

Para uma melhor interpretação do tamanho de cada tipo de história, vou deixar um gráfico ilustrativo demonstrando o tamanho de diferentes tipos de livros.

diferentes tipos de formatos - phdalmolin

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20 Replies to “Qual o tamanho perfeito de um conto?”

Aldecir

Amei o conteúdo! Os exemplos com seus gráficos ilustrativos me deixaram impressionada. Obrigada!

Pedro Dalmolin

Fico feliz que tenha te ajudado, Aldecir! Tentei deixar o mais claro para as pessoas que se interessam por contos e tem essa curiosidade sobre o tamanho ideal.

Sergio Dutra

Não sou escritor, mas, estou apaixonado, e quando me apaixono, escrevo feito um louco, é o que estou vivenciando agora. Foram muito úteis tuas dicas. Obrigado.

Pedro Dalmolin

Fico feliz que essas dicas tenha o ajudado. Quando sentimos o momento para escrever temos que aproveitar mesmo, escreva e escreva muito. Um abraço!

Vanderléia Reis de Assis

Achei ótimo!! Consegui tirar uma dúvida constante.
Obrigada! Só fiquei curiosa para saber qual livro da Chimamanda Adichie vc se referia.
Seria “O perigo de uma história Única” ?
E qual vc escreveu inspirando-se nele?
Abraço fraterno!

Pedro Dalmolin

Olá, Vanderléia! Fico feliz em ter ajudado um pouco. Em relação ao livro da Chimamanda Adichi, é o “No seu pescoço”, que recomendo muitíssimo! Esse livro me ajudou bastante não em relação a história em si, mas em sua estrutura e o tamanho dos contos. Depois que eu o li pude entender bastante sobre como eu queria passar as minhas histórias.
Um abraço!

Simoni

Gostei muito, aliás, até atrevo dizer, que suplantou todas as minhas expectativas! Muito obrigada!

Pedro Dalmolin

Olá, Simoni! Fico contente em ler isso, significa muito pra mim. Eu que agradeço as palavras! Um abraço.

Carlos Martinho de Almeida

Estou aposentado e de uns tempos para cá, para me distrair tenho escrito alguns contos e suas dicas me ajudaram a melhorar os meus textos.

Pedro Dalmolin

Legal que você tem se dedicado a escrita, Carlos. É uma atividade maravilhosa para nos manter ativo. Um grande abraço!

Tânia Maria de Albuquerque Cavalcante

Muito proveitoso e esclarecedor para quem gosta de escrever. Obrigado

Pedro Dalmolin

Fico feliz que tenha gostado, Tânia. Obrigado pelas palavras.

Marcos Aguilar

Ótimo. Além de esclarecedor, também estimula aos novos escritores a se soltarem na escrita.

Maria Helena Agostinho

Gostei muito deste conteúdo. Ajudou-me e fiquei a saber mais sobre escritores de que gosto.

Renadson Augusto

Eu adorei o conteúdo e agradeço muito pela postagem. Se você ainda não conhece, recomendo que leia o conto A TERCEIRA MARGEM Do RIO, de João Guimarães Rosa. Imagino que poderá se emocionar, assim como eu. Bom trabalho!!

Eduardo

Muito grato pelo texto. Achei o raciocínio esclarecedor e, acima de tudo, prático.

Pedro Dalmolin

Fico feliz que tenha gostado :).

J. Nascimento

Olá Pedro , tudo bem ?

Decidi comentar sua seu texto por dois motivo ;

Primeiro : gostaria muito de te agradecer e de te elogiar pela criatividade e didática do texto. Você me ensinou muito e me tirou muitas dúvidas.

Segundo ; Apesar de ter aprendido muito com o seu texto ainda tenho uma dúvida e ficaria muito grato se você pudesse me ajudar.

J. Nascimento

Irei participar de um concurso literário esse mês e entre as categorias do concurso estao romance e conto.

Eu escrevi um conto chamado “ Memórias de um macaco sonhador ” o qual tem 145 páginas e 45.184 palavras.

O livro é dividido em 4 partes e cada uma tem aproximadamente 11.300 palavras.

O conto é um livro de memórias de um macaco o qual dedicou a vida toda para realizar um sonho. Ou seja , há uma única tema central em toda a história.

Porém, estou em duvida se pela quantidade de páginas e de palavras a minha obra poderia ser considerada um romance.

Estou pesquisando em várias fontes a respeito da minha dúvida e gostaria muito de ouvir a sua opinião porque gostaria muito de enviar a minha obra na categoria correta do concurso literário.

Ficarei muito agradecido se você pudesse me orientar,

Muito Obrigado

João Nascimento.

Pedro Dalmolin

Olá João, fico feliz em saber que você gostou do texto. Imagino que você já tenha enviado o seu livro de contos/romance. Posso deixar o meu parecer de um leigo que gosta de ler e escrever esporadicamente contos. Imagino que o seu livro poderia ser considerado uma novela, mas se as histórias são independentes, poderia ser considerado um livro de contos — mesmo que os contos sejam longos. Espero que o concurso aceite os seus textos. Imagino que você poderia enviar o livro como um todo na categoria “romance” e enviar um conto na categoria “conto”. Espero que dê tudo certo! Depois nos conte o que achou do concurso, talvez a sua experiência possa ser de grande valia para outros leitores.